segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula
 Tema: O notável número π (PI)
 Público alvo: Alunos 8º ano
 Objetivo geral:
Fazer com que os alunos sejam capazes de compreender os conceitos matemáticos a respeito do número π (PI) e realizar os experimentos necessários com a finalidade de buscar o valor aproximado do número π (PI)
 Objetivo específico:
 Proporcionar condições para  que os alunos desenvolvam:

  1. competência de utilizar-se das diversas linguagens para interagir com o conhecimento matemático e a realidade.
  2. A habilidade em construir a noção de que há números que não são racionais.
  3. Aprimorar os conhecimentos prévios em unidades de medidas de comprimento assim como realizar as operações com tais medidas.
  4. Conhecer a história da matemática que originou o tema da pesquisa em questão.
  5. Aprender a manusear a calculadora.
  6. Concluir que o número π (PI) é o resultado da medida do comprimento do circulo dividido pelo diâmetro do mesmo, seja para qualquer dimensão de círculo.
  7. Utilizar os conhecimentos adquiridos nos exemplos práticos do cotidiano.

Justificativa:
Levando em consideração que apresentar e ensinar os cálculos referentes aos valores aproximados de certos números irracionais neste caso o número π seja um pouco complexo para o entendimento dos alunos é importante que eles conheçam a origem do conteúdo em estudo, fazendo-os a participarem da  aula, tirando suas próprias conclusões com intermédio do professor  deixando a aula mais prazerosa, adquirindo assim os conhecimentos esperados pelo professor.

Metodologia:
Pedir que os alunos realizem uma pesquisa sobre o “Notável número π (PI)“.
Realizar uma leitura compartilhada da narrativa "A história do número PI", socializando e esclarecendo algumas dúvidas que possam surgir.
Na data da entrega da pesquisa realizar uma aula prática nas dependências da escola e com o uso de fitas métricas, trenas ou barbantes medir o comprimento e o diâmetro de todos os objetos que tenham o formato circular
Utilizar a calculadora para realizar o cálculo pré-estabelecido através da leitura e  pesquisa.
Efetuar todas as anotações e cálculos e acrescentar juntamente à pesquisa o experimento realizado.
Socializar com os colegas e por fim aplicar os conhecimentos adquiridos nas soluções de situações-problema apresentados.

Recursos materiais e tecnológicos:
Lousa, giz, internet, livros didáticos, fitas métricas, trenas, barbantes e calculadora.
 Avaliação contínua durante o processo.
 Tempo 4 horas/aulas.

2 comentários:

  1. Postado por Sidneia Ferreira da Silva,mas formato por Rosângela Fernandes da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Achei o que eu estava procurando. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir